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Razão e Emoção

Não
há porque não haver razão e emoção.

Viver exige compreensão e o
constante
extravasamento de nossos

sentimentos e a busca de nosso
equilibrio, ainda
que seja no desequilibrio, na queda, no
titubeio.

Sentimentos não se
excluem, mas se complementam.

Não
se repulsam, mas se
temperam.

M.A. Genebra 2010

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Aos amantes da música: a alma do Violão

TÁRREGA


Francisco de Asís Tárrega Eixea nasceu em Vila-real, em 21 de Novembro de 1852,

em uma casa situada junto ao santuário de San Pascual Baylón. Seus pais, Francisco

Tárrega Tirado, e sua mãe, Antonia Eixea Broch, trabalharam como caseiros para as

Madres Clarissas.

Devido a ocupação de seus pais, o pequeno Francisco ficou aos cuidados de uma babá.

Um dia, Francisco fugiu de sua ama, caindo em um riacho perto de sua casa. Isto lhe

causou um forte choque, danificando sua visão para sempre.

Seu pai pensou que Francisco poderia perder completamente a vista, de maneira que

se mudaram para Castellón para que participasse de aulas de música e, em caso de

ficar cego, pudesse ganhar a vida tocando algum instrumento. Foi curiosamente um

músico cego, Eugeni Ruiz, quem ensinou a Tárrega suas primeiras lições musicais. E

outro cego, Manuel González, também conhecido por "O cego da Marina" foi quem o

iniciou no mundo do violão. Este ganhava a vida tocando violão, e sabia muito bem

todos os truques para animar a generosidade do público, segredos que ensinou ao

jovem Tárrega.

Em 1862, o famoso concertista Julián Arcas deu um concerto em Castellón e teve a

oportunidade de escutar o jovem Tárrega tocar. Ficou tão impressionado por sua

habilidade que recomendou a seu pai que o enviasse a Barcelona para melhorar seus

estudos musicais. Deste modo, Tárrega mudou-se para Barcelona, mas logo abandonou

a casa de seus familiares, onde residia e se uniu a um grupo de jovens músicos,

tocando em tabernas e cafeterías para ganhar algum dinheiro, em lugar de assistir

as aulas no conservatório. Seu pai, sabendo disso, foi a Barcelona para trazer

Tárrega de volta para casa.

A situação econômica força Tárrega a contribuir no orçamento familiar, de maneira

que realiza vários concertos em povoados vizinhos, consegue uma vaga como pianista

em Casino de Burriana. Durante este tempo, alterna seu trabalho de pianista com

uma valente defesa do violão. Um rico homem de negócios, Antonio Canesa, custeia

uma viagem de Tárrega a Madrid para melhorar seus conhecimentos no Conservatório

Nacional de Música. Quando chega ali, adquiri seu primeiro violão de qualidade,

fabricada por Antonio Torres, de Sevilha,e que se converterá na sua preferida para

sempre.

Os anos de estudante são difíceis. O piano é o instrumento de moda, enquanto o

violão perdeu seu prestigio anterior, caindo ao ponto mais baixo na escala de

instrumentos. Sendo considerado inapropriado para os concertos, seu papel estava

reduzido ao mero acompanhamento de cantores.

Foi no mesmo Conservatório Nacional de Música onde, tendo visto a grande qualidade

de Tárrega com o violão em um concerto, seu professor Arrieta o abraçou e lhe disse:

"La guitarra te necesita, y tu has nacido para ella". Desde esse preciso instante,

Tárrega abandona sua carreira de piano e se concentra exclusivamente em seu

instrumento preferido. Durante o inverno de 1880, Tárrega substitui seu amigo e

violonista Luis de Soria em um concerto em Novelda (Alicante), cidade onde conhece

sua futura esposa, Maria Rizo.

Sua fama começa a crescer e seu sentimento interpretativo cativa o publico. Em 1881

se muda para França. Depois de um maravilhoso concerto em Lyon, chega a Paris onde

conhece as personalidades mais importantes da época. Atua em vários teatros, sendo

convidado a tocar para a Rainha da Espanha, Isabel II, e prossegue sua viagem até

Londres. Dali volta a Novelda para contrair matrimônio com sua prometida Maria Rizo.

A nova família viaja à Madrid, onde sua primeira filha, Maria Josefa, nasce e logo

falece. Depois se estabelecem em Barcelona, e desde então viajam a inúmeros lugares

para oferecer seus concertos. Esse é o período de maturidade musical de Tárrega.

Realiza freqüentes turnês: Perpiñán (França), Cádiz (Espanha), Niza (França),

Mallorca (Espanha), Paris, Valencia. Em Valencia conhece uma dama que influenciaria

sua carreira: Concha Martinez, rica viúva que o toma sob sua proteção artística,

emprestando-lhe uma casa em Sant Gervasi (Barcelona). É ali que Tárrega compõe a

maioria de suas mais famosas obras mestras.

De volta de uma viagem a Granada escreve o trêmulo "Recuerdos de la Alhambra", e

estando em Almería tem a inspiração para compor "Danza Mora". Em Almería conhece o

compositor Saint-Saens e mais tarde, em Sevilha, escreve a maioria de seus "Estudos",

dedicando a seu querido amigo e compositor Breton a bela composição "Capricho Árabe".

No entanto, Tárrega não se sente satisfeito com o som que estava obtendo em seu

violão e, aos 50 anos, em 1902, decide jogar com seu próprio prestigio, começando a

cortar as unhas pouco a pouco até quase desaparecer por baixo da pele dos dedos,

que se endurece até obter um doce som característico da sua escola. Continua seus

grandes concertos: Bilbao na Espanha, Gênova, Milán, Florência, Nápoles y Roma na

Itália. Neste país demonstra sua incomparável maestria, tal como reflete as

crônicas, fazendo multidões de amigos e admiradores.

Mas fora a fama não se pode trocar a personalidade de Tárrega. Homem sensível e

carinhoso, segue abrindo as portas de sua casa a todos seus amigos sem ter em conta

sua condição social. Tárrega era uma pessoa tímida que preferia os concertos de

ambiente familiar, com um reduzido número de público aos grandes teatros. Esta

forma de ser o fez gastar a maioria do dinheiro que tinha ganhado, até o ponto em

que seu irmão Vicente o ajudou a superar as dificuldades dando aulas de violão aos

alunos de Tárrega enquanto este viajava.

Mas a sorte não estava do lado de Tárrega e em Janeiro de 1906 um derrame deixa

paralítico a metade esquerda de seu corpo. A recuperação foi lenta e penosa.

O largo tempo da enfermidade esvaziou os cofres familiares, e muitos de seus amigos

demonstraram que o eram devolvendo-lhe os favores que os tinham feito Tárrega em

tempos melhores. Assim, organizavam uma série de concertos bimestrais, as "Audições

Tárrega", nas quais seus amigos pagavam ao mestre por suas interpretações.

Tárrega se recupera e inicia de novo suas turnês. Em Outubro de 1908 sente saudades

e volta a Castellón . Daí parte para Novelda em 1909, voltando a Valencia, Cullera e

Alcoi para oferecer alguns concertos. Em Picanya compõe sua última obra, "Oremus",

terminada em 2 de Dezembro. Em 3 de Dezembro se sente mal e volta a Barcelona,

permanecendo em sua casa da rua Valencia até 15 de dezembro de 1909 de madrugada,

quando falece. Seus restos repousam no cemitério de Castellón, onde pode-se visitar

seu panteão.

Acesso 25.08.2010 http://www.violaomandriao.mus.br/historia/histcap23.htm